Como usar colete: a peça coringa do seu guarda-roupa

Escrito por US - Marketing Digital Ligado . Publicado em Blog

como-usar-colete-1

O colete é aquela peça sem muita funcionalidade na hora de montar o look, mas que toda mulher precisa ter ao menos um em seu guarda-roupa. O charme que ele acrescenta ao visual, nenhuma outra peça é capaz de fazer.

Sem falar na sua versatilidade, de ser uma peça que pode ser usada no verão e no inverno, de dia e de noite. Claro que depende muito das combinações que você fará e do colete que escolherá.

Para a consultora de imagem pessoal e coorporativa, Marcele Goes, existem coletes versáteis e outros nem tanto. "Acho o colete uma peça mais difícil de transitar em diversos universos, principalmente quando se tem um modelo bastante esportivo", afirma. Para ela, o modelo de colete em

Os modelos de colete e como usá-los

A diversidade de modelo contribui para que toda mulher ache um que combine com seu estilo. "Há diversos: coletes com corte e tecido de alfaiataria, coletes em estrutura de alfaiataria, mas em tecidos estampados ou com texturas diferentes, coletes de tramas de crochê ou tricot, coletes de couro com ou sem franjas, coletes de pedraria ou correntes, são muitos", pontua a consultora. Abaixo você confere os principais coletes e como usá-los:

Colete de tecido

montagem-colete-2

É o modelo mais versátil. Ele pode vir em diversas versões e com aplicações, como pedrarias e paetês. É fácil de combinar por ter essa variedade. Vai bem com todas as peças do guarda-roupa, desde usado por cima de vestidos até como complemento do jeans e camiseta.

O modelo alfaiataria é o mais popular e fica lindo em cima de combinações mais casuais para quebrar a informalidade do look. Use-o com peças estampadas para criar um look bem despojado e veranil. "Um colete de alfaiataria vai pedir peças um pouco mais estruturadas e elegantes", é a dica que Marcele conta.

Colete jeans

montagem-colete-4

O colete jeans é o mais jovial entre os coletes e é com ele que você pode criar os looks mais casuais. O que varia entre os coletes jeans é a sua lavagem e o seu modelo: podendo ser mais semelhante com a jaqueta jeans ou com uma camisa jeans.

Pela sua informalidade, vale a pena apostar em combinações com outras peças em jeans, camisetas e vestidões. Combine também com rasteirinhas e tênis e crie um visual super jovem e moderno. Para a consultora o colete jeans pede texturas mais despojadas como estampas e tecidos de texturas mais rústicas.

Colete de pelo

montagem-colete-1

Já o colete de pelo é o que menos te dá possibilidades de usar no verão, por ser feito de um tecido mais quente. Para você ter essa versatilidade, e ainda não prejudicar os animais, opte sempre por coletes de pelo fake. Ao usar esse estilo de colete, você deixará seu visual muito mais elegante e sofisticado.

Para fazer combinações de inverno, use o colete com calça legging, um tricô e bota. "Colete de pelo pede peças visualmente fortes como ele como cores marcantes, peças mais fechadas remetendo ao inverno", informa Marcele. Se quiser usá-lo no verão, não tem problema, basta adicionar peças mais leves por baixo. Combine, então, com saia e regata ou vestidos. Escolha também cores leves para o verão.

Colete de couro

montagem-colete-3

O colete de couro também é a cara do inverno, mas vai muito bem em produções para o verão. Sabendo combinar, tudo é possível. Também dê preferência aos casacos de laminado sintético semelhante ao couro natural que, além de serem ecofriendly, tem preços mais convidativos. O colete de couro preto deixa o visual com uma cara mais rocker, já os coletes claros formam produções lindas e super leves.

O couro fica lindo quando combinado com outras peças em jeans, por isso, use com calças e saias jeans. Se quiser deixar o look mais leve, combine com vestidos e tecidos estampados. Para deixar o look mais elegante, capriche no maxi colar e no salto. A dica que Marcele dá é usar com peças estruturadas e elegantes, assim como o de alfaiataria.

Dicas de ouro para usar colete sem errar

como-usar-colete-2

Escolhido o seu modelo preferido, agora falta saber algumas dicas para não errar na hora de usar o seu colete. A consultora Marcele alerta para alguns detalhes, confira:

Colete no verão: use coletes de cores claras e mais abertos é o conselho que a consultora dá. "Para o look ficar bem leve, faça combinações de cores frescas e claras como beges, branco, azul ou verde claro, por exemplo. Misture com saias ou shorts na parte de baixo", orienta.

Como combinar: fazer combinações com o colete não é muito difícil, mas para deixar o look atual use com peças estampadas criando textura. "Pode ser o colete em cima de um vestido, com blusa e saia longa ou ainda buscando um look mais masculino, com calça ou short de alfaiataria e camisa estampada", aconselha Marcele.

Colete e o tipo físico: para a consultora, o que mais interferem para que o colete não caia bem são a largura da alça e a profundidade do decote. "Quem tem mais quadril e menos busto fica melhor com os coletes mais estreitos, que tem o decote mais aberto", ensina. Já para quem tem mais busto e menos quadril, a dica é usar com os de alça mais larga. Para as baixinhas, o ideal é usar coletes com decotes menos profundos. "As mais altas ficam melhores com aqueles de decotes profundos que o abotoamento começa na altura do estômago", detalha Marcele. As mulheres plus size com mais quadril e menos busto podem usar mais variedades de colete, como os estampados, por exemplo. "Já as de busto grande devem buscar os tons mais fechados e discretos", finaliza.

Colete no ambiente de trabalho: as mulheres devem preferir modelos mais discretos. "A estampa ou padrão do tecido devem ser bem miúdos e em cores discretas, o corte deve ser mais alinhado", acrescenta Marcele.

Colete em um evento formal: escolha modelos com brilho, seja pelos bordados ou por tecidos mais brilhosos. Vale combinar com peças mais formais e nunca se esquecer do salto alto.

O colete é aquela peça versátil que combina com diversas peças e estilos, basta escolher aquele que melhor combina com o seu look. Seja um look mais romântico ou mais clássico, para todas as ocasiões há um colete mais adequado. Uma dica de ouro que Marcele conta é sempre reparar nas texturas das peças.

Quer um colete?

Se você ainda não tem um colete ou quer um novo, confira abaixo uma galeria com os mais lindos coletes disponíveis nas lojas onlines brasileiras.

Inspirações para o seu look com colete

Quer usar colete, mas está sem inspiração para montar seu look? A seguir uma sequência de fotos com os mais lindos looks das blogueiras usando colete. Confira porque, com certeza, algum irá te deixar inspirada!

colete-blogueira-1

colete-blogueira-2

colete-blogueira-3

colete-blogueira-4

colete-blogueira-5

colete-blogueira-6

colete-blogueira-7

colete-blogueira-8

colete-blogueira-9

colete-blogueira-10

Vídeo: como transformar sua jaqueta jeans em um colete customizado

Para fazer esse DIY você vai precisar de paciência, capricho e: uma jaqueta jeans, aplicações para customizar (tachas, spikes, etc), tesoura e água sanitária se desejar fazer o efeito desbotado no tecido. Veja o tutorial no vídeo e mãos à obra!

Via